E por falar em dúvidas e certezas... Clique no play e ouça!!!

segunda-feira, 27 de abril de 2009

CASA DE CULTURA MÁRIO QUIINTANA (14.04.09)

Em comemoração à Semana da Literatura Infantil a apresentação de teatro da Casa de Cultura Mário Quintana de Porto Alegre, com a peça "O BARQUINHO DE PAPEL PIRATA DO LIXO", estrelada por Rogério Rocha. Em meio a gargalhadas as turmas assistiram a uma belíssima apresentação, a qual tinha como idéia central a preocupação com a educação ambiental, tema esse extremamente difundido na Escola com o desenvolvimento do Projeto "Quero-Quero" na temática "Ambiente Consciente".

quinta-feira, 23 de abril de 2009

CAMPEONATO 12ª FESTA DO MAR

Parabéns ao técnico Rogério e ao nosso time de futsal Sub-11 que sagrou-se vice-campeão na 12ª Copa Futsal.
BubbleShare: Share photos - Easy Photo Sharing

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Confiram as fotos das atividades da Manhã da Literatura

Alunos do turno vespertino na banca das "Tatuagens da Emília"
BubbleShare: Share photos - Easy Photo Sharing

Alunos do 1º ano da professora Gisele: dança "Sítio do Pica-pau Amarelo"
BubbleShare: Share photos - Find great Clip Art Images.

Olhem só!! Alunos do 2º ano da professora Irma em sua manhã de autógrafos do livro "A Casa Mal Assombrada"
BubbleShare: Share photos - Easy Photo Sharing

Palestra do professor Fabio "Importância da Literatura e a influência de Monteiro Lobato na Literatura infantil"
BubbleShare: Share photos - Easy Photo Sharing

Dança "Emília" professora Vanessa Xavier
BubbleShare: Share photos - Play some Online Games.

Alunos do turno vespertino confeccionando as "Pandorgas de Pedrinho"
Apresentação da música em homenagem ao dia do Índio - professora Ione Pires
Entrega de mudas da nossa região
Pais prestigiando o nosso evento
8ª série com a banca "Guloseimas da Tia Anastácia"
BubbleShare: Share photos - Find great Clip Art Images.

Alunos da turma 61 e quartas séries recitando poesias de Sergio Araujo Teixeira, poeta Cassinense
BubbleShare: Share photos - Play some Online Games.

Nosso poeta homenageado "Sergio Araujo Teixeira", Ronaldo Gerundo representante da Academia Riograndina de Letras e nossa diretora Diacuiara Souza
BubbleShare: Share photos - Easy Photo Sharing

Painéis confeccionados para o evento
BubbleShare: Share photos - Easy Photo Sharing

Alunos da professora Branca - 4º ano B - apresentando as histórias dos personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo
BubbleShare: Share photos - Find great Clip Art Images.

Alunas da turma 51 apresentando o jogo dramático "Comunicação" - professor Fabio
BubbleShare: Share photos - Find great Clip Art Images.

Oficina de dança de forró ministrada pelos alunos da 4ª série - nossa diretora, Diacuiara e a professora Lucia entraram na dança
BubbleShare: Share photos - Easy Photo Sharing

quinta-feira, 16 de abril de 2009

18 de abril!!! Venha participar das comemorações da Semana da Literatura!!!

E.M.E.F. PROFª WANDA ROCHA MARTINS
MANHÃ DA LITERATURA



CASSINO II
Quem passa acaba chegando
Quem chega acaba ficando
Quem fica acaba gostando
Quem parte acaba voltando
E quem volta morre te amando

Sergio Araujo Teixeira

Coordenadoras:
Professoras bibliotecárias,
Alda Ximendes e Zaida Ávila

PROGRAMAÇÃO
18 de Abril
9:00- Palestra sobre a importância da literatura e a influência de Monteiro Lobato na literatura infantil. Profº Mst. Fábio Rodrigues
9:15 – Música em homenagem ao dia do Índio(Profª Ione Pires)
9:20- Dança: Emilia (Profª Vanessa Xavier)
9:30 – Dança: Sítio do Pica-Pau Amarelo. (Profª Gisele Pintanel 1º ano)
9:35 – Homenagem ao poeta do Cassino. (Profª Alda Ximendes)
-( Cassino II)– Ramiro (82)
-(A Chuva que Cai) – Jessica (61)
-( Avenida Rio Grande) – Gabriela (61)
-( Cassino I) – Thiago Nobrega (61)
- 4º Série – Poesia pelos alunos da 4º Série do poeta Sergio Araujo Teixeira. (Minha Rua, Cassino II, Criança)
- Turma 43 – Oficinas de dança
- Entrevista e entrega de certificado de participação do evento.
-3º Ano B – Prof. Luci – Painel com exposições sobre o poeta Sergio Araujo Teixeira
9:50 – Histórias pesquisadas pelos alunos da Profª Mst. Branca Soares (Pedrinho e Lenda do Boitatá)
10:00 – Jogo dramático – “Comunicação” – Alunos da turma 51- Profº Mst. Fábio Rodrigues

Bancas:
Maquiagem da Emília (Tatuagem) - Alunos do turno vespertino. Profª Esp. Lara Marques
Pandorgas de Pedrinho – Alunos do turno vespertino. Profª Esp. Noeli Ávila
Árvores do Sítio do Pica-Pau Amarelo. – Profª Esp. Rita Contreira. CED
Guloseimas da “Tia Anastácia” – Alunos da 8º série, manhã e vespertino.

Exposições:
Postais de Erico Veríssimo. Profª Esp. Lara Marques
Trabalhos realizados pelos alunos na hora do conto. 1ª ano e CED. Profª Alda Ximendes
Livros confeccionados pelos alunos do 2º ano. Profª Irma Kerr

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Visita à Festa do Mar

Apresentação da ginástica artística da nossa Escola na 12ª Festa do Mar (06.04.09)

BubbleShare: Share photos - Easy Photo Sharing


Alunos do Projeto Integração participando da Festa do Mar; assistindo à peça Teatral sobre drogas, com o Grupo Sobrinhos de Shakespeare.

BubbleShare: Share photos - Easy Photo Sharing

Oficina de matemática (04.04.09)

Oficina de matemática para as séries iniciais, ministrada pela professora de matemática da nossa Escola, professora Neide.

PROJETO
“MATEMÁTICA É LEGAL!”

PESSOAS ENVOLVIDAS: Professores da escola, alunos de 1º ano a 8ª série, pessoas voluntárias da comunidade.
DURAÇÃO: No decorrer de todo o ano letivo de 2009.
COORDENADORA DO PROJETO: Profª Neide Ferrazza Pizolotto
JUSTIFICATIVA: Após reuniões e debates sobre as possíveis causas do baixo rendimento dos alunos e as dificuldades apresentadas nos conceitos matemáticos e consequentemente uma melhor compreensão em conhecimento nas outras áreas de estudo, estamos nos propondo desenvolver algumas ações afim de reverter ou minimizar o alto índice de reprovação e o baixo rendimento:
- encontros periódicos entre professores da área e das séries iniciais para realização de oficinas e confecção de materiais.
- trabalhos práticos com todos os alunos da escola dentro e fora da sala de aula como: jogos, oficinas, gincanas, olimpíadas, laboratório de informática e outros.
- ampliação do laboratório de matemática.
- maior envolvimento dos pais e da comunidade escolar.
OBJETIVO GERAL: Entender a matemática na prática, de forma mais atrativa através de jogos e oficinas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Sugerir e utilizar metodologias alternativas para um melhor entendimento das questões matemáticas.
- Utilizar material concreto nos conceitos matemáticos, incentivando o aluno a relatar suas conclusões.
- Motivar o aluno, proporcionando-lhe uma visão de onde e quanto a matemática é utilizada em experiências de seu cotidiano.
- Proporcionar ao aluno uma melhor compreensão dos problemas, aguçando seu senso crítico e sua criatividade.

1ª OFICINA – 04/04/09
“FRAÇÃO TAMBÉM É UM NÚMERO”
OBJETIVO: Conhecer as várias maneiras de representar um nº fracionário relacionando-o com medidas e quantidades.
ATIVIDADE 1 – Conceito de frações usando o espaço.
MATERIAL – 10 quadrados de 20 cm de lado
10 quadrados de 5 cm de lado

DESENVOLVIMENTO: I – Pegar um quadrado grande e escrever sobre ele “1 inteiro”.
- Desafiar os alunos para dobrá-lo ao meio.
- Recortar todas as possibilidades.
- Escrever sobre a metade ½ (um meio).
- Aproveitar e explorar a figura geométrica: quanto aos lados, ângulos, diagonal, retângulos, triângulos. Escrever as conclusões: 4 lados iguais, 4 ângulos retos.
QUESTIONAMENTOS:
1 – Quanto é ½ + ½?
2 – Quanto é ½ + ½ + ½? Isto é mais que 1 inteiro?

II – Com outro quadrado dobrar ao meio e novamente ao meio?
1 – Em quantas partes foi dividido o inteiro?
2 – Pintar ¼ (a quarta parte) = um quarto e recortar.
3 – Pintar 2 partes deste quadrado. Que fração é esta? Pintar 3 partes.
4 – Pegue ½ e 2/4 dos quadrados. Compare.
5 – João comeu ½ de um bolo e Pedro ¾ de um bolo. Quem comeu mais? Quanto a mais?
III – Com outro quadrado fazer a mesma coisa dividindo mais uma vez totalizando 8 partes iguais. Voltar a fazer comparações.
OBS: é importante orientar o aluno a usar régua. Podemos aqui também explorar o conceito de perímetro (a medida do contorno da figura). Ex: 20 cm + 20 cm + 20 cm + 20 cm= 80 cm – operação de adição ou 8 x 20 cm – operação de multiplicação.
IV – Usar retângulos para fazer atividades semelhantes. Fazer comparações com o quadrado quanto aos lados, ângulos.

ATIVIDADE 2 – Conceito de frações usando quantidades.
MATERIAL – 12 tampinhas (1 inteiro)
DESENVOLVIMENTO: - Dividir em 2 grupos iguais. Cada grupo corresponde a ½ das tampas?
- Quantas tampas correspondem a ½ do inteiro?
- Dividir em 3 grupos, ou seja em 1/3.
- Quanto é 1/3 de 12 tampas?
- Quanto é 2/3 de 12 tampas? E 3/3 de 12?
- Dividir em 4 grupos, ou seja, em ¼.
- Dividir em 6 grupos, ou seja, em 1/6.
VARIANTE: Fazer a mesma atividade com 15 tampas, 20 tampas, 24 tampas. É importante que o aluno represente as atividades através desenhos fazendo anotações. Neste momento aproveita-se para reforçar os conceitos de divisão e multiplicação.
Outras sugestões:
1 – Escrever 3 frações que representam a mesma quantidade do inteiro em nº e por extenso.
2 – Contar os alunos da sala (ex: 24 alunos é o inteiro): Quantos alunos são ½, 1/3, 2/3, ¼, 2/4, ¾, 4/4, 1/6,..., 1/12?
3 – Contar as salas de aula da escola.
4 – Usar dinheiro (ex: R$ 10,00 – 1 inteiro).
5 – Usar 1 litro (1 inteiro) – 1000 ml.
TERMOS DA FRAÇÃO
1 – NUMERADOR: nº de partes que eu tomei, pintei ou comi do inteiro
2 – DENOMINADOR: nº de partes que eu divido o inteiro

ATIVIDADE 3 – Conceito de frações usando medidas.
MATERIAL – Folhas de papel, cola, régua, lápis de cor.
- Confeccionar uma fita métrica de 1 metro.
- Dividi-la em 10 partes iguais (pintando-as de cores diferentes), cada parte 1/10 chama-se decímetro (dm).
- Dividi-la em 100 partes iguais 1/100(centímetro(cm)).
- Dividi-la em 1000 partes iguais 1/1000(milímetro(mm)).
QUESTIONAMENTOS:
1- Quantos cm tem 1/10 do metro?
2- Quantos cm tem 3/10 do metro?
3- Quantos cm tem ½ do metro?
4- Quantos cm tem 1/5, 2/5, 3/5 do metro?
5- Quantos mm tem 1/10 do metro?

ATIVIDADE 4 – Conceito de frações usando líquidos.
MATERIAL – Copos descartáveis; garrafa com água colorida; canetinha coloridas.
- encher 1 copo de água e escrever – um inteiro.
- dividir outro copo cheio em ½, 2/2, 3/2, 4/2, 5/2.
OBS: Esta atividade é interessante fazer em grupos:
GRUPO 1: ½, 2/2, 3/2, 4/2, 5/2, 6/2
GRUPO 2: 1/3, 2/3, 3/3, 4/3, 5/3, 6/3
GRUPO 3: ¼, 2/4, ¾, 4/4, 5/4, 6/4
GRUPO 4: 1/5, 2/5, 3/5, 4/5, 5/5, 6/5

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Passeio do 3º ano B (06.04.09)

BubbleShare: Share photos - Find great Clip Art Images.


Durante o passeio os alunos foram elaborando um texto. Ao chegar na sala-de-aula, as idéias foram organizadas e surgiu o seguinte texto de autoria dos próprios alunos.

PASSEIO DO 3º ANO B

Hoje tivemos uma tarde diferente, a nossa professora, Luci, não pode vir nos dar aula, então a diretora da Escola, professora Diacuiara, foi a nossa professora.
Nós conversamos na sala-de-aula sobre a Páscoa e sobre o Coelho e depois fomos passear na avenida pra ver os coelhinhos.
Começamos o passeio vendo os coelhinhos ciclistas; é preciso caminhar, andar de bicicleta, fazer exercícios para termos boa saúde.
Depois fomos até a pracinha, tiramos foto com a mamãe coelho, a professora Diacuiara, e brincamos sob a proteção de seus olhos atentos.
A professora Lara foi junto e ajudou a nos cuidar.
Que passeio legal!!!

Autores: 3º ano B

Alunos das quartas séries trabalhando na biblioteca da Escola (01.04.09)

Nossos alunos usando a Biblioteca, pena que nosso espaço seja tão pequeno!!! E aqui as mães participam da vida dos nossos alunos!! A pesquisa era sobre os órgãos dos sentidos.

BubbleShare: Share photos - Easy Photo Sharing

Reunião das bibliotecárias no dia 18.03.09

Tendo como sede a Escola Wanda Rocha Martins foi realizada uma reunião das bibliotecárias das Escolas Wanda Rocha, Ana Néri e Dolores Garcia no dia 18.03.09
Foram tratados os seguintes assuntos: Escolha do Kit por escola (para haver um intercâmbio entre as mesmas), discussão de adversidades encontradas nas bibliotecas, problemas com os livros didáticos e propostas para serem desenvolvidas no decorrer do ano letivo.

BubbleShare: Share photos - Easy Photo Sharing

Reunião de professores / Campeonato interséries (21.03.09)

Nossa manhã teve início com um café colonial. Logo após nos encaminhamos ao Ginásio para a reunião: abertura com Oswaldo Montenegro (Metade e Intuição); técnica de socialização; logo após os professores das séries finais assistiram ao filme "Escritores da Liberdade" e os professores das séries iniciais se reuniram para conversar assuntos relacionados ao desenvolvimento do ano letivo.

BubbleShare: Share photos - Easy Photo Sharing


Enquanto nós estávamos em reunião, nossos alunos se divertiam e também aproveitavam sua manhã em um campeonato interséries!!! Parabéns pessoal pela participação!! Parabéns professores de Educação Física pela oganização e realização do evento!!!

BubbleShare: Share photos - Play some Online Games.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Cia Teatro do Sol apresenta PALHAÇO BOLAXA - Um contador de histórias (01.04.09)

O palhaço Bolaxa tem como característica contar histórias retiradas dos livros, e não contar piadas ou fazer números engraçados como a maioria dos palhaços tradicionais. A união de Teatro e Biblioteca é a proposta do projeto. Foi criado para crianças dos dois aos 90 anos, e para facilitar suas apresentações não utiliza recursos cênicos como luz e som. Em cena, apenas um ator, o palhaço Bolaxa, que manipulando seus acessórios e adereços conta histórias ligadas a literatura universal, fazendo um link entre Teatro e Literatura.

BubbleShare: Share photos - Easy Photo Sharing

1º ano e 2º ano assistindo à peça!!!! Professora Gisele e Irma

BubbleShare: Share photos - Play some Online Games.


Terceiros anos!!! Professora Luci e Sandra