E por falar em dúvidas e certezas... Clique no play e ouça!!!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

MESCLA DE ESCOLAS NUMA DIVERTIDA MANHÃ CULTURAL!!!

No dia 15 de junho a turma de correção de fluxo da nossa Escola sentiu-se honrada, ao receber as turmas de correção de fluxo das Escolas São João e Ana Néri e também a turma do 2º ano da Escola Peixoto Primo. No Ginásio da Escola, as turmas passaram uma manhã pra lá de divertida e também muito cultural assistindo ao filme "RIO".
A professora Rafaelle já está desenvolvendo um projeto a partir do filme. Postaremos mais tarde algumas atividades.





terça-feira, 14 de junho de 2011

Textos construídos pelos alunos, a partir do projeto "Conhecendo nossa região"

Texto do aluno THIAGO KERR

CONHECENDO NOSSA REGIÃO
Fomos fazer uma saída de campo com o colégio Wanda Rocha Martins para conhecer a nossa região. A viagem de ônibus foi muito legal, pois tivemos a oportunidade de ver as capivaras e outros animais nas reservas.
Fomos na Lagoa Mirim, outro lugar muito legal de conhecer, lá nós podemos ver pegadas de diversos animais na areia. Então chegamos à Reserva Ecológica do Taim, no qual podemos ver muitos outros animais, e também vimos uma reportagem muito interessante sobre a reserva.
Após um longo tempo de viagem chegamos ao Chuí, onde tem a fronteira do Brasil com o Uruguai, eu achei muito legal o local pois em uma rua é o Brasil e na outra é o Uruguai. Após isso fomos para o Forte São Miguel, que foi um dos lugares mais interessantes da viagem, pois nele aconteceram conflitos de mais de 200 anos atrás.
Então, depois de longas horas de aprendizado sobrou um tempo para ficarmos no Chuí e fazer compras. Eu fiquei impressionado como as mercadorias do Uruguai são mais baratas que as do Brasil, e lá eu notei as diferenças dos tipos de dinheiro, Real, Dólar e Peso. Compramos muitas coisas interessantes e, enfim, chegou a hora de irmos embora.
A volta de ônibus pareceu muito mais demorada do que a ida, porém não dava para ver os animais pois estava de noite e muito frio também, com muito sereno. Eu achei muito legal esta viagem, porisso foi uma bela experiência de aprendizado.

Texto da aluna FRANCISCA RIZZI

CONHECENDO NOSSA REGIÃO
Nesse texto vou relatar uma das melhores viagens da minha vida, a viagem com a Escola para a Reserva Ecológica do Taim, a Lagoa Mirim, o Forte São Miguel e a Fronteira do Chuí (Brasil e Uruguai).
Saímos do Cassino eram seis horas da manhã, viagem cansativa mas finalmente chegamos a Lagoa Mirim, um lugar imenso, parecia uam praia, não havia dunas grandes, mas havia falésias de areia (paredão de areia seca devido à água da Lagoa).
Depois da Lagoa Mirim fomos à Reserva Ecológica do Taim, onde vimos um vídeo dos animais que vivem lá, como a capivara e o cisne de pescoço preto. A reserva é muito importante para vários animais, mas também é importante para toda a humanidade. Vimos o museu da biologia, onde vimos mais de perto os animais empalhados.
Chegando no Forte São Miguel, entramos e conhecemos o museu, onde havia as vestimentas dos soldados e dos capitães, também havia uma igreja. Vários canhões nas quatro extremidades do Forte.
No Chuí passeamos e aprendemos a calcular o dólar. Em cada loja o dólar tinha um valor diferente da nossa. As pessoas falam portunhol (português e espanhol misturados), era muito estranho.
A viagem estava uma beleza, nos divertimos muito, porém também aprendemos muito sobre todos os lugares onde fomos. Poderíamos fazer mais viagens para aprender de uma forma diferente.

Texto do aluno THIAGO NÓBREGA


CONHECENDO NOSSA REGIÃO

No dia 12 de maio, nós fomos conhecer a Lagoa Mirim, a Reserva Ecológica do Taim e o Forte São Miguel, no Chuí.
Na Lagoa Mirim, nós conhecemos a Igreja da Capilha, também aprendemos sobre a preservação do meio ambiente, que a Lagoa Mirim serve para irrigar as lavouras daquela região.
No Taim, assistimos a um vídeo que falava sobre as espécies de animais raríssimos. esse vídeo falou também sobre a tarhã, uma ave que fica gritando taim, por iso o nome Taim.
No Forte São Miguel, aprendemos os aspectos culturais e históricos da época da disputa entre as coroas portuguesas e espanholas.
No Chuí, o preço do dólar variava, dependendo de cada shopping, a língua falada é o portunhol, uma mistura de português com o espanhol.
Portanto, considero uma viagem superinteressante, porque ao mesmo tempo passeamos e aprendemos muitas coisas, como a preservação do meio ambiente, e mais além daquilo que havíamos aprendido com a pesquisa, os aspectos culturais e históricos da nossa região. Se não preservarmos a Lagoa Mirim, não haverá água para irrigar as lavouras da população, e os animais irão morrer por causa da seca.
Gostei da viagem, achei bastante produtiva, porque aprendemos muitas coisas, deveríamos fazer mais viagens e passeios de estudos.